Translate

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Contação de histórias

Contação de histórias


Está é uma atividade que tem por objetivo além do despertar pelo gosto de contar histórias, trabalhar a oralidade e a desinibição, divulgar para a comunidade a importância do trabalho das crianças com a leitura e, principalmente a importância com o contato das diferentes tipologias textuais e do uso da contação de histórias para o desenvolvimento da imaginação e criatividade, uma vez que nesta faixa etária as crianças aprendem através do lúdico e o brincar se faz essencialmente necessário. A criança dos seis anos é muito especial e a escola precisa ser especial, significativa e marcante, onde o prazer pelo aprender seja uma constante. A escola da criança em processo de alfabetização deve ser alegre, feliz, deve ter como foco a criança e o seu modo de aprender, por isso quanto mais atividades em que eles possam ter contato com sua realidade local e sair da sala de aula melhor e mais fácil para o desenvolvimento das habilidades necessárias para esta etapa da vida estudantil destes "pequenos adoráveis"!

Como se deu a atividade: Esta atividade é um projeto de Leitura desenvolvido já alguns anos com o primeiro ano. Ao saberem da atividade as crianças fizeram a escolha da História "Alice no país das Maravilhas", depois decidiram caracterizar-se com os personagens principais da história. Tivemos a parceria das professoras do PIBID e também da Empresa de Transportes Gaurama que proporcionou às crianças neste dia, um passeio turístico. Contamos histórias nas ruas do centro da cidade e em algumas repartições como rádio, prefeitura, a Coordenadoria de Educação. Depois da "Contação de Histórias" fizemos uma parada para saborear um delicioso sorvete. 

Avaliação; Os estudantes adoraram está atividade e tudo o que foi proposto com ela foi atingido de maneira satisfatória. Antes de sairmos da escola alguns estudantes se prontificaram a contar a história, que eles mesmos escolheram,depois durante a atividade que também foi um passeio todos queriam contar a história, ou participar diretamente deste momento fantástico, por ser enriquecedor, de aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário