Formas de se trabalhar a tecnologia em sala de aula.
TÍTULO:
OFICINA DE VIVÊNCIA: AlfabetizaçãoTecnológica: criando histórias
Resumo:
O
presente trabalho expõem uma proposta de oficina intitulada, Alfabetização Tecnológica: criando
histórias, que trabalha com o
programa Movie Maker, o qual é um
software de edição de vídeos da Microsoft que permite realizar animações de fotos
ou criações de filmes a partir dos diversos recursos que o mesmo disponibiliza.
A oficina teve como objetivo principal proporcionar novas
possibilidades de trabalho em sala de aula, utilizando das tecnologias para
criação de histórias. Para alcançar tal objetivo foi realizado a apresentação do programa MOVIE MAKER, passo a passo como o mesmo funciona,
possibilitando assim criações de histórias fazendo o uso das funções que o programa disponibiliza. As
criações com temáticas livres, assim sendo socializadas ao findar a oficina.
Palavras
Chave: Movie Maker. Tecnologia. Criação de História.
Detalhamento:
( o que é?)
1) Nome do(s) oficineiro(s): Beatris Gaik.
2) Nome do coordenador de área: Marilane
Woff Paim e Adriana Richit
3) IES: Universidade Federal
da Fronteira Sul, campus Erechim.
4)
Público-alvo e: estudantes de licenciatura professores
5)
Número máximo de participantes: no máximo 10 participantes
6) Ementa: Produção
Textual, ortografia, (professora adicione algo mais sobre o conteúdo de
tecnologia)
7) Objetivo: Proporcionar
novas possibilidades de trabalho em sala de aula, utilizando das tecnologias
para criação de história.
8)
Metodologia:
-
A oficina começará com a acolhida dos participantes e apresentação das
acadêmicas envolvidas nesta oficina.
-
Seguindo com apresentação do programa MOVIE MAKER, passo a passo como o mesmo
funciona (em anexo os slides), para que após o grupo posso utilizar as funções
que o programa disponibiliza para a criação de histórias.
-
Apresentação de uma criação já realizada previamente. (História: Casa
sonolenta)
-
Apresentaremos a proposta de produção:
Proposta: Produção
de história, utilizando o programa Movie Maker.
OBS.:
A temática ficará livre, serão disponibilizados matérias como: livros, acesso
de imagens da internet, e fotografias registradas no momento. Onde os integrantes
elaborarão suas histórias.
-
Pretende-se arquivar as produções que serão realizadas pelos participantes da
oficina (com a autorização dos mesmos), para socializar os trabalhos realizados
com todos os participantes.
9)
Recursos/materiais: Dispositivos
que capturam imagens (Máquinas digitais, celulares, iPad, iPhone e Tablet) e cabos
USB para transferir as imagens.
Acesso liberado à internet, Data show e telão
10) Espaço
necessário
Laboratório
de Informática com computadores.
11) Referências
MENEZES,
A. P. S. O uso do software windows movie
maker como recurso facilitador no processo ensino aprendizagem no ensino de
ciências na amazônia. Disponível em:
http://www.senep.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terra_terra1/TexaTerraPoster1.pdf. Acesso em: 14. jun. 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário