Translate

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

OFICINA DE VIVÊNCIA: AlfabetizaçãoTecnológica: criando histórias

Formas de se trabalhar a tecnologia em sala de aula.


TÍTULO: OFICINA DE VIVÊNCIA: AlfabetizaçãoTecnológica: criando histórias

Resumo: O presente trabalho expõem uma proposta de oficina intitulada, Alfabetização Tecnológica: criando histórias,  que trabalha com o programa Movie Maker, o qual é um software de edição de vídeos da Microsoft que permite realizar animações de fotos ou criações de filmes a partir dos diversos recursos que o mesmo disponibiliza. A oficina teve como objetivo principal proporcionar novas possibilidades de trabalho em sala de aula, utilizando das tecnologias para criação de histórias. Para alcançar tal objetivo foi realizado a apresentação do programa MOVIE MAKER,  passo a passo como o mesmo funciona, possibilitando assim criações de histórias fazendo o uso  das funções que o programa disponibiliza. As criações com temáticas livres, assim sendo socializadas ao findar a oficina.

Palavras Chave: Movie Maker. Tecnologia. Criação de História.
Detalhamento: ( o que é?)

1)    Nome do(s) oficineiro(s):  Beatris Gaik.
2)    Nome do coordenador de área: Marilane Woff Paim e Adriana Richit
3)    IES: Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim.
4)    Público-alvo e: estudantes de licenciatura professores
5)    Número máximo de participantes: no máximo 10 participantes
6)    Ementa: Produção Textual, ortografia, (professora adicione algo mais sobre o conteúdo de tecnologia)
7)    Objetivo: Proporcionar novas possibilidades de trabalho em sala de aula, utilizando das tecnologias para criação de história.
8)    Metodologia:
- A oficina começará com a acolhida dos participantes e apresentação das acadêmicas envolvidas nesta oficina.
- Seguindo com apresentação do programa MOVIE MAKER, passo a passo como o mesmo funciona (em anexo os slides), para que após o grupo posso utilizar as funções que o programa disponibiliza para a criação de histórias.
- Apresentação de uma criação já realizada previamente. (História: Casa sonolenta)
- Apresentaremos a proposta de produção:
Proposta: Produção de história, utilizando o programa Movie Maker.
OBS.: A temática ficará livre, serão disponibilizados matérias como: livros, acesso de imagens da internet, e fotografias registradas no momento. Onde os integrantes elaborarão suas histórias.
- Pretende-se arquivar as produções que serão realizadas pelos participantes da oficina (com a autorização dos mesmos), para socializar os trabalhos realizados com todos os participantes.
9)     Recursos/materiais:  Dispositivos que capturam imagens (Máquinas digitais, celulares, iPad, iPhone e Tablet) e cabos USB para transferir as imagens.
Acesso liberado à internet, Data show e telão

10) Espaço necessário
Laboratório de Informática com computadores.
11) Referências
MENEZES, A. P. S. O uso do software windows movie maker como recurso facilitador no processo ensino aprendizagem no ensino de ciências na amazônia. Disponível em: http://www.senep.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terra_terra1/TexaTerraPoster1.pdf.  Acesso em: 14. jun. 2014.




Nenhum comentário:

Postar um comentário