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jogo de Alfabetização



UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
CURSO DE PEDAGOGIA – 5ª FASE



Esta pasta é composta por dez jogos, confeccionados pelo Grupo I. No qual, poderão ser utilizados como recurso em sala de aula, principalmente para crianças no processo inicial de leitura e escrita. Objetivo geral qualificar a prática pedagógica. Desafiando e criando possibilidades para as crianças em construção do conhecimento, aprimorando métodos antes extremamente tradicionais, mecânicos e de memorização. 
Pois nesta fase a criança consegue identificar as letras, por exemplo, a partir de seus nomes e objetos concretos compreendendo dessa forma o processo de alfabetização e letramento. E permitindo assim, a aprendizagem contínua e não mais fragmentada e artificial dos métodos sintéticos. Usufruindo dos inúmeros auxílios didáticos pedagógicos como estes jogos, os alunos seguem produzindo e testando suas hipóteses.

 “Utilizar o jogo na educação infantil significa transportar para o campo do ensino-aprendizagem condições para maximizar a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora”.
 Kishimoto (2002)



DOMINÓ DO ALFABETO
Instruções do Jogo:
1.   Juntar um grupo de crianças e dividir as peças igualmente entre elas.
2.   A criança que tiver a peça com a figura cujo nome corresponda a letra que está em jogo, vai completando o dominó.
3.   Ganha a criança que ficar primeiro sem peças.





PESCARIA DAS VOGAIS
Instruções do Jogo:
1.   Cada criança recebe uma cartela.
2.   Depois a professora faz o sorteio das crianças para começar a pesca.
3.   Cada criança pesca um dos peixes, que contém a letra.
4.   Após procura três palavras que contenham a letra, dentre as figuras dispostas.
5.   E escreve a palavra na cartela que recebeu.



MOCHILA DO ALFABETO
Instruções do Jogo:
1.   A criança recebe uma mochila que leva para casa.
2.   Dentro da mochila contém as letras do alfabeto, menos uma que foi retirada pela professora e colocada dentro de uma caixa.
3.   Na mochila existe um envelope com um enigma, na qual a criança deverá descobrir a letra que está faltando.
4.   No outro dia trazer para a aula objetos ou gravuras com a letra que estava faltando.
5.   Será trabalho as letras e palavras com os objetos trazidos pela criança.





TABELA DAS VOGAIS
Instruções do Jogo:
1.   As peças com figuras são distribuídas igualmente entre as crianças.
2.   Cada criança joga o dado e conforme a vogal que cair deverá analisar a sua figura, caso encontre a vogal sorteada, vai e preenche a tabela, caso não encontre passa a vez.
3.   Ganha quem ficar primeiro sem peças.

 

TRILHA ALFABÉTICA
Instruções do Jogo:
1.   Os jogadores deverão jogar o dado e andar o número de casas correspondentes ao lado que caiu para cima.
2.   Logo após o professor designa uma tarefa que deverá ser executada pelo jogador.
3.   Por exemplo: dizer uma palavra que tenha a letra correspondente a casa em que o jogador parou, ou então uma palavra que iniciem com essa letra.


ALFABETO CONCRETO
Instruções do Jogo:
1.   O objetivo do jogo é organizar as figuras dentro dos bolsos de acordo com a letra inicial.
2.   Dividir as crianças em duas equipes. Cada uma das equipes receberá a metade das figuras, quem organizar primeiro, ganha um ponto.




JOGO DO ALFABETO
Instruções do Jogo:
1.   Escolhe-se por sorteio (ou como convier) o primeiro a jogar.
2.    Este deve jogar a seta até ela parar em uma letra.
3.    Com a letra escolhida à criança deve dizer qual é e uma palavra correspondente à mesma.
4.    Após todos deverão escrever a palavra em um papel e no final produzir um texto, uma história etc, com as palavras.
5.   O Jogo prossegue até que todos tenham participado, inclusive repetidamente.
6.    Ganha o jogo quem conseguir identificar mais as letras sorteadas.      
                  



BINGO DE LETRAS.
Instruções do Jogo:
1.   Pode jogar até 20 crianças.
2.   Cada criança recebe uma cartela.
3.   A professora movimenta a roleta, quando parar, diz a letra, e cada criança marca em sua cartela.
4.   Vence o que primeiro encher a cartela.


 



CAÇA PALAVRAS
Instruções do Jogo:
1.   Cada criança joga duas vezes.
2.   A primeira vez terá que formar uma palavra com quatro letras, se conseguir formar a palavra, a próxima jogada terá que formar uma palavra com seis letras.
3.   Não conseguindo formar as palavras, terá que passar a vez.
4.   Será vencedor aquele que formar mais palavras.



PALAVRA SECRETA
Instruções do Jogo:
1.   Podem jogar até quatro crianças.
2.   Cada criança recebe quatro tampinhas.
3.   Joga-se par ou impar para saber quem inicia o jogo.
4.   O primeiro jogador coloca uma tampinha na garrafa.
5.   Em seguida diz uma letra que deverá conter na palavra secreta.
6.   Se acertar a letra, continua, e diz a próxima letra, se errar passa a tampinha para a próxima garrafa, e também passa a vez para o próximo jogador que deverá fazer o mesmo.
7.   Colocar a tampinha na primeira garrafa e dizer uma letra, s acertar a letra, continua, e diz a próxima letra, se errar passa a tampinha para a próxima garrafa, e também passa a vez para o próximo jogador que deverá fazer o mesmo.
8.   E assim sucessivamente.
9.   Cada vez que errar a letra passa para a próxima garrafa, até cair no copo.
10.       Quem conseguir ficar com as tampinhas nas garrafas será o vencedor.
11.       As palavras secretas todas contêm nove palavras e dez palavras, todas ficarão em poder da professora.








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