UNIVERSIDADE
FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
CURSO
DE PEDAGOGIA – 5ª FASE
Esta pasta é composta por
dez jogos, confeccionados pelo Grupo I. No qual, poderão ser utilizados como
recurso em sala de aula, principalmente para crianças no processo inicial de
leitura e escrita. Objetivo geral qualificar a
prática pedagógica. Desafiando e criando possibilidades para as crianças em
construção do conhecimento, aprimorando métodos antes extremamente
tradicionais, mecânicos e de memorização.
Pois nesta fase
a criança consegue identificar as letras, por exemplo, a partir de seus nomes e
objetos concretos compreendendo dessa forma o processo de alfabetização e
letramento. E permitindo assim, a aprendizagem contínua e não mais fragmentada
e artificial dos métodos sintéticos. Usufruindo dos inúmeros auxílios didáticos
pedagógicos como estes jogos, os alunos seguem produzindo e testando suas
hipóteses.
“Utilizar
o jogo na educação infantil significa transportar para o campo do
ensino-aprendizagem condições para maximizar a construção do conhecimento,
introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação e
ação ativa e motivadora”.
Kishimoto (2002)
DOMINÓ DO ALFABETO
Instruções
do Jogo:
1. Juntar
um grupo de crianças e dividir as peças igualmente entre elas.
2. A
criança que tiver a peça com a figura cujo nome corresponda a letra que está em
jogo, vai completando o dominó.
3. Ganha
a criança que ficar primeiro sem peças.
PESCARIA DAS VOGAIS
Instruções
do Jogo:
1. Cada
criança recebe uma cartela.
2. Depois
a professora faz o sorteio das crianças para começar a pesca.
3. Cada
criança pesca um dos peixes, que contém a letra.
4. Após
procura três palavras que contenham a letra, dentre as figuras dispostas.
5. E
escreve a palavra na cartela que recebeu.
MOCHILA DO ALFABETO
Instruções
do Jogo:
1. A
criança recebe uma mochila que leva para casa.
2. Dentro
da mochila contém as letras do alfabeto, menos uma que foi retirada pela
professora e colocada dentro de uma caixa.
3. Na
mochila existe um envelope com um enigma, na qual a criança deverá descobrir a
letra que está faltando.
4. No
outro dia trazer para a aula objetos ou gravuras com a letra que estava
faltando.
5. Será
trabalho as letras e palavras com os objetos trazidos pela criança.
TABELA DAS VOGAIS
Instruções
do Jogo:
1. As
peças com figuras são distribuídas igualmente entre as crianças.
2. Cada
criança joga o dado e conforme a vogal que cair deverá analisar a sua figura,
caso encontre a vogal sorteada, vai e preenche a tabela, caso não encontre
passa a vez.
3. Ganha
quem ficar primeiro sem peças.
TRILHA ALFABÉTICA
Instruções
do Jogo:
1. Os jogadores
deverão jogar o dado e andar o número de casas correspondentes ao lado que caiu
para cima.
2. Logo
após o professor designa uma tarefa que deverá ser executada pelo jogador.
3. Por
exemplo: dizer uma palavra que tenha a letra correspondente a casa em que o
jogador parou, ou então uma palavra que iniciem com essa letra.
ALFABETO CONCRETO
Instruções
do Jogo:
1. O
objetivo do jogo é organizar as figuras dentro dos bolsos de acordo com a letra
inicial.
2. Dividir
as crianças em duas equipes. Cada uma das equipes receberá a metade das
figuras, quem organizar primeiro, ganha um ponto.
JOGO DO ALFABETO
Instruções do Jogo:
1. Escolhe-se por sorteio (ou como convier) o primeiro a jogar.
2. Este deve jogar a seta até
ela parar em uma letra.
3. Com a letra escolhida à
criança deve dizer qual é e uma palavra correspondente à mesma.
4. Após todos deverão escrever
a palavra em um papel e no final produzir um texto, uma história etc, com as
palavras.
5. O Jogo prossegue até que todos tenham participado, inclusive
repetidamente.
6. Ganha o jogo quem conseguir
identificar mais as letras sorteadas.
BINGO DE LETRAS.
Instruções
do Jogo:
1. Pode
jogar até 20 crianças.
2. Cada
criança recebe uma cartela.
3. A
professora movimenta a roleta, quando parar, diz a letra, e cada criança marca
em sua cartela.
4. Vence
o que primeiro encher a cartela.
CAÇA PALAVRAS
Instruções
do Jogo:
1. Cada
criança joga duas vezes.
2. A
primeira vez terá que formar uma palavra com quatro letras, se conseguir formar
a palavra, a próxima jogada terá que formar uma palavra com seis letras.
3. Não
conseguindo formar as palavras, terá que passar a vez.
4. Será
vencedor aquele que formar mais palavras.
PALAVRA SECRETA
Instruções
do Jogo:
1. Podem
jogar até quatro crianças.
2. Cada
criança recebe quatro tampinhas.
3. Joga-se
par ou impar para saber quem inicia o jogo.
4. O
primeiro jogador coloca uma tampinha na garrafa.
5. Em
seguida diz uma letra que deverá conter na palavra secreta.
6. Se
acertar a letra, continua, e diz a próxima letra, se errar passa a tampinha
para a próxima garrafa, e também passa a vez para o próximo jogador que deverá
fazer o mesmo.
7. Colocar
a tampinha na primeira garrafa e dizer uma letra, s acertar a letra, continua,
e diz a próxima letra, se errar passa a tampinha para a próxima garrafa, e
também passa a vez para o próximo jogador que deverá fazer o mesmo.
8. E
assim sucessivamente.
9. Cada
vez que errar a letra passa para a próxima garrafa, até cair no copo.
10. Quem
conseguir ficar com as tampinhas nas garrafas será o vencedor.
11. As
palavras secretas todas contêm nove palavras e dez palavras, todas ficarão em
poder da professora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário