Translate

Jogo de Alfabetização III




UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
          CAMPUS ERECHIM
            ALFABETIZAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA II


APOSTILA DE JOGOS






Jogos:
  Nome do Jogo
Quadrinhas Lacunadas!

 Materiais:
Quadrinhas; Caixa, palavras.


Descrição:
As quadrinhas também conhecidas como poesias populares, são trovas simples criadas pelo povo. Compostas por quatro versos (dai vem o nome) se caracterizam por possuir rimas muitas vezes imperfeitas e escritas muitas vezes incorretas. Porém, são legais e interessantes justamente por serem simples e usarem uma linguagem bem popular. Muitas quadrinhas se caracterizam também pelo humor de cunho popular. As rimas costumam aparecer no 2º e 4º versos.
São usados para expressar desejos, admirações, sentimentos amorosos, reclamações, atitudes maliciosas ou de juízo. As quadrinhas populares são muito usadas em desafios, jogos de adivinhações e provérbios.
O jogo das quadrinhas lacunadas consiste que o aluno deva achar o lugar correspondente de cada lacuna, esta que já foi trabalhada pela professora. Neste jogo a criança necessita ter um domínio pleno de leitura. Dentro da caixa estão quadrinhas lacunadas, e também varias palavras, esta que deverão ser organizadas pelos alunos, o desafio é montar a quadrinha em ordem correta.
O objetivo desse jogo é explorar as quadrinhas, para que o aluno possa desenvolver sua imaginação respeitando as concordâncias, desenvolvendo o processo de leitura. Também a professora pode proporcionar aos alunos a possibilidade de descobrir que a escrita representa a fala das pessoas representando sua cultura;Proporciona também as crianças conhecer diversas quadrinhas; Enriquecer o vocabulário, ampliando o repertório de textos memorizados pelas crianças, incentivando a prática de recitá-las; Promover a diversão, o prazer e a atenção ao ouvir e recitar quadrinhas.
Este jogo pode ter variações, no qual a professora possa fazer com seus alunos recriem as quadrinhas, bem como que possam fazer o uso da escrita.


   Nome do Jogo: CAIXA DOS CONTOS
 
Materiais:
Caixa, objetos, giz, quadro, lápis, caderno.
Descrição:
Construindo um texto coletivo...
Este jogo consiste da seguinte forma:
Em uma caixa fechada são colocados vários objetos trazidos pelos alunos.
Os objetos devem ser retirados, de modo aleatório, da caixa dos contos.
À medida que os alunos forem tirando cada objeto inventa um pedaço da história com aquele objeto.
A professora irá escrevendo no quadro as frases ditas oralmente, de modo que eles possam ir visualizando a constituição do texto, procurando dar continuidade ao mesmo, de maneira coesiva.
O texto será finalizado pelo último aluno a participar, na sequência por aluno, de modo que todos cheguem a pegar objetos da Caixa, formar as frases, e por estas, a história que será contada por todos. Após o término do texto coletivo, promover a leitura oral do mesmo, de maneira que os alunos possam expressar-se de modo crítico, se o texto por eles escrito, teve sentido ou não. De modo que nessa ocasião de análise do texto, o professor estará problematizando sobre questões da criatividade, sentido e coesão textual, entre outros. Propiciar, possivelmente, outra produção textual, em pequenos grupos de alunos, tomando como base, para a escrita, os mesmos objetos que foram escolhidos, anteriormente, na dinâmica da Caixa, tendo como objetivo possibilitar uma melhor reformulação do texto.


  Nome do Jogo:Provérbios para ordenar:


Materiais:
Provérbios com as gravuras, fichas com partes dos provérbios, caixa.
Descrição:
Os provérbios são ditos populares (frases e expressões) que transmitem conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade, porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do cotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a inimiga da perfeição”. Os provérbios fazem sucesso, pois possuem um sentido lógico. 
A maioria é de criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos provérbios para praticamente todas as situações de vida.
O jogo provérbios para ordenar consiste em que os alunos devam ordenar de forma correta os provérbios, neste jogo a criança necessita ter um domínio pleno de leitura. Dentro da caixa está a primeira parte dos provérbios com gravuras e também existem as fichas com o restante dos provérbios. Após as tiras serem espalhadas sobre a mesa, o desafio é montar o provérbio em ordem correta.
O jogo deve ser proposto, quando o professor já tenha trabalhado com os alunos este tipo de texto, no qual os alunos divididos em grupo, vão ordenar a primeira com a segunda parte dos provérbios, esta tarefa conta com ajuda de figuras para facilitar a atividade. O jogo pode ter variações, este que quando fosse realizada a ordenação todos podem ler para outros grupos ouvirem. Também podem ser construídos outros provérbios, enfim como a professora achar melhor levando em consideração a realidade da turma.Os objetivos desse jogo são: identificar provérbios, sua origem e seu uso; conhecer e respeitar as diferentes variedades linguísticas do português falado; compreender os textos orais e escritos (provérbios) em diferentes situações de participação social; desenvolver habilidades de interpretação, compreensão e inferência;




  Nome do Jogo: Jogo com Texto de Memória

Materiais Utilizados:
Vários textos de memória, uma caixa e alguns brindes.

Descrição: Será proposto um jogo onde as crianças teriam de pegar dentro da caixa um Texto de Memória, um participante de cada vez. A criança que pegasse o texto na primeira vez ia ler mentalmente, depois para todos com o auxílio do texto e por último tentar falar/ler de memória sem o texto. Quem não conseguisse iria pagar uma prenda escolhida pelo grupo e quem conseguisse ganharia um brinde.



5   Nome do Jogo: Dado Literário

Materiais Utilizados:
Uma caixa que pareça com um dado,vários textos com diferentes tipologias textuais.

Descrição: A sugestão seria montar um dado e em cada parte dele, dos seis lados seria disposto diferentes tipos de textos, onde as crianças a partir daquele texto escrevessem seu próprio texto com ou sem relação aquele texto que tivesse caído a ela. A partir disso o texto da criança seria posto no dado e os textos seriam trocados na turma, quando o dado fosse jogado dando sequência poderia ser trocado a temática.



  Nome do jogo: Piadas embaralhadas

Materiais:
Cartolinas, Canetas, Tesoura, Cola e Piadas.

Descrição:Este jogo são para crianças que já tem um domínio da leitura e se dará da seguinte forma. Em uma mesa espalha-se todas as fichas com as piadas cortadas. Em algumas fichas esta escrito o começo da piada, enquanto em outras o final delas.
O desafio da criança é através de sua interpretação ler o começo dela e montar procurando seu fim, nas demais fichas. Vence quem conseguir montar mais piadas.
Para uma boa correção segue folha com as piadas completas.





7   Nome do jogo: Construção de Parlendas


Materiais:
Eva
Caneta
Tesoura.

Descrição: Neste jogo a criança não necessita ter um domínio pleno de leitura. Dentro da caixa estão várias tiras com palavras e letras compondo parlendas. Cada parlenda esta escrita em uma cor diferente de EVA. Após as tiras serem espalhadas sobre a mesa, o desafio é montar a parlenda em ordem correta. Como cada parlenda é de uma cor diferente, o aluno só necessita encontrar o caminho certo.



8  Nome do Jogo: Texto em Tiras

Materiais utilizados: texto, papel pardo, tesoura, cola, pincel atômico.
Descrição:
1     Selecione um texto curto e escreva-o em tiras de papel pardo. Cada frase ou parte do texto deverá estar escrito em uma tira.
2      Divida a turma em grupos.
Distribua uma ou mais tiras para cada elemento do grupo, de forma desordenada e peça para que o grupo o reconstrua no chão da sala de aula, corredor ou pátio da escola. Esta atividade é sócio-interativa e promove a participação de todos na reorganização do texto. Também é uma forma de tirá-los das cadeiras e mudar o ambiente de aprendizagem.





9  Nome do Jogo: Ache a Foto e o Título da Notícia

Materiais utilizados: jornal, revistas,notícias com gravuras, papel pardo ou cartolina, tesoura, cola.
Descrição:
     Recorte várias notícias com fotos e títulos de jornal/revistas que tenham as três partes           fundamentais: título, foto e o corpo do texto.
2       Desmembre as notícias, recortando as partes de cada uma.
3      Embaralhe tudinho e peça ao grupo para reorganizá-los novamente (notícia, foto, título).

                 Nome do Jogo: TEXTO ENIGMÁTICO EM TIRAS

Modo de fazer
Para fazer essa atividade pegue um texto cola no Word recorta em tiras e depois monta com figuras em uma caixa de papelão.
Material
Embalagens de caderno, papelão cartolina jornal pode ser utilizado para fazer o texto em tiras.
Cada linha uma tira onde a criança junto com o professor pode trabalhar a organização do texto olhando a pontuação e reescrever o texto fazendo um final diferente e no lugar das imagens fazer à escrita. 


                   Nome do Jogo: Jogo de dominó ou memória

Material:
Jornais; Revistas;Caixas papelão; Cartolina.
Modo de fazer:
Pegue diversos textos pode ser rimas contos adivinhas e em livros e revistas procure imagens que ilustrem esses textos, recorte as imagens e os textos em retângulo, separados em número par, pinte as imagens e cole em caixa de papelão ou em outro material depois é só jogar.
Como jogar: (memória)
Numero de participantes de 4 a 5
Todas as peças devem ser embaralhadas, devem ficar com as imagens e textos virados para baixo, caso o jogador erre o jogador deve deixar na mesma posição. Cada jogador tem uma chance em cada rodada mesmo que acerte. O jogo se encerra quando todas as duplas de cartas forem encontradas, e não resta mais nenhuma peça no jogo. Com o término do jogo o professor junto com os alunos organiza o texto.

Dominó
Número de participantes de 4 a 5
Distribuir as figuras pela sala, colocar a sala em círculo e o primeiro jogador é aquele que tem o início da história então os jogadores devem ficar atentos qual é o início da história e a sua continuação até chegar o fim. Coloca-se a peça no chão lado a lado até formar um dominó. 

                     Nome do Jogo: TAPETE TEXTUAL

Material utilizado:
TNT
E.V.A
Fibra
Cola quente
Folhas de ofício
Papelão

Modo de fazer:
Faze um tapete semelhante a uma almofada com o TNT e com a fibra. Recorte letras em E.V.A de A à F e número de 1 à 6. Na lateral esquerda cole os número e na horizontal as letras. Faça bolsos e cole em todo o tapete, seguindo os números e as letras. Dentro de cada bolso coloque atividades que envolvam textos, como músicas, adivinhas, charges, dentre outras. Construa dois dados, um com números e outro com letras, os mesmos serão utilizados para o desenvolvimento do jogo.
Cada criança irá jogar no primeiro momento o dado de números e após o de letras, quando tiver o número e a letra irá procurar o bolso que corresponde, tirará a atividade e executará.

  Nome do Jogo: TEXTO FATIADO

Material utilizado:
Cola
Papel
E.V.A
Tesoura

Modo de fazer:
Utilize textos de diversos tipos, recorte ele em fatias e misture suas partes, após dê para as crianças montar. Deve-se o usar o texto original como fonte para as crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário