|
|
UNIVERSIDADE FEDERAL DA
FRONTEIRA SUL
CAMPUS ERECHIM
ALFABETIZAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA II
APOSTILA
DE JOGOS
Jogos:
Nome
do Jogo
Quadrinhas Lacunadas!
Materiais:
Quadrinhas; Caixa, palavras.
Descrição:
As quadrinhas também
conhecidas como poesias populares, são trovas simples criadas pelo
povo. Compostas por quatro versos (dai vem o nome) se caracterizam por
possuir rimas muitas vezes imperfeitas e escritas muitas vezes incorretas.
Porém, são legais e interessantes justamente por serem simples e usarem uma
linguagem bem popular. Muitas quadrinhas se caracterizam também pelo humor de
cunho popular. As rimas costumam aparecer no 2º e 4º versos.
São usados para
expressar desejos, admirações, sentimentos amorosos, reclamações, atitudes
maliciosas ou de juízo. As quadrinhas populares são muito usadas em desafios,
jogos de adivinhações e provérbios.
O jogo das quadrinhas
lacunadas consiste que o aluno deva achar o lugar correspondente de cada
lacuna, esta que já foi trabalhada pela professora. Neste
jogo a criança necessita ter um domínio pleno de leitura. Dentro da caixa estão
quadrinhas lacunadas, e também varias palavras, esta que deverão ser
organizadas pelos alunos, o desafio é montar a quadrinha em ordem correta.
O objetivo desse jogo
é explorar as quadrinhas, para que o aluno possa desenvolver sua imaginação
respeitando as concordâncias, desenvolvendo o processo de leitura. Também a
professora pode proporcionar aos alunos a possibilidade de descobrir que a escrita representa a fala das
pessoas representando sua cultura;Proporciona também as crianças conhecer diversas quadrinhas; Enriquecer o
vocabulário, ampliando o repertório de textos memorizados pelas crianças,
incentivando a prática de recitá-las; Promover a diversão, o prazer e a atenção
ao ouvir e recitar quadrinhas.
Este jogo pode ter
variações, no qual a professora possa fazer com seus alunos recriem as
quadrinhas, bem como que possam fazer o uso da escrita.
Nome
do Jogo: CAIXA DOS CONTOS
Materiais:
Caixa, objetos, giz, quadro, lápis, caderno.
Descrição:
Construindo um texto coletivo...
Este jogo consiste da seguinte forma:
Em uma caixa fechada são colocados vários objetos trazidos pelos alunos.
Os objetos devem ser retirados, de modo aleatório, da caixa dos contos.
À medida que os alunos forem tirando cada objeto inventa um pedaço da
história com aquele objeto.
A professora irá escrevendo no quadro as frases ditas oralmente, de modo
que eles possam ir visualizando a constituição do texto, procurando dar
continuidade ao mesmo, de maneira coesiva.
O texto será finalizado pelo último aluno a participar, na sequência por
aluno, de modo que todos cheguem a pegar objetos da Caixa, formar as frases, e
por estas, a história que será contada por todos. Após o término do texto
coletivo, promover a leitura oral do mesmo, de maneira que os alunos possam
expressar-se de modo crítico, se o texto por eles escrito, teve sentido ou não.
De modo que nessa ocasião de análise do texto, o professor estará
problematizando sobre questões da criatividade, sentido e coesão textual, entre
outros. Propiciar, possivelmente, outra produção textual,
em pequenos grupos de alunos, tomando como base, para a escrita, os mesmos
objetos que foram escolhidos, anteriormente, na dinâmica da Caixa, tendo como
objetivo possibilitar uma melhor reformulação do texto.
Nome
do Jogo:Provérbios para ordenar:
Materiais:
Provérbios
com as gravuras, fichas com partes dos provérbios, caixa.
Descrição:
Os
provérbios são ditos populares (frases e expressões) que transmitem
conhecimentos comuns sobre a vida. Muitos deles foram criados na antiguidade,
porém estão relacionados a aspectos universais da vida, por isso são utilizados
até os dias atuais. É muito comum ouvirmos provérbios em situações do
cotidiano. Quem nunca ouviu, ao fazer algo rapidamente, que “a pressa é a
inimiga da perfeição”. Os provérbios fazem sucesso, pois possuem um sentido
lógico.
A maioria é de criação anônima. O provérbio é fácil de decorar e
transmitir em função de seu formato simples, curto e direto. Falam sobre
diversos assuntos e fazem parte da cultura popular da humanidade. Encontramos
provérbios para praticamente todas as situações de vida.
O jogo provérbios para ordenar consiste em que os alunos devam ordenar
de forma correta os provérbios, neste jogo a criança
necessita ter um domínio pleno de leitura. Dentro da caixa está a primeira
parte dos provérbios com gravuras e também existem as fichas com o restante dos
provérbios. Após as tiras serem espalhadas sobre a mesa, o desafio é montar o
provérbio em ordem correta.
O jogo deve ser proposto, quando o professor já tenha trabalhado com os
alunos este tipo de texto, no qual os alunos divididos em grupo, vão ordenar a
primeira com a segunda parte dos provérbios, esta tarefa conta com ajuda de
figuras para facilitar a atividade. O jogo pode ter variações, este que quando
fosse realizada a ordenação todos podem ler para outros grupos ouvirem. Também
podem ser construídos outros provérbios, enfim como a professora achar melhor
levando em consideração a realidade da turma.Os objetivos desse jogo são:
identificar provérbios, sua origem e seu uso; conhecer e respeitar as
diferentes variedades linguísticas do português falado; compreender os textos
orais e escritos (provérbios) em diferentes situações de participação social;
desenvolver habilidades de interpretação, compreensão e inferência;
Nome
do Jogo: Jogo com Texto de Memória
Materiais
Utilizados:
Vários textos de memória, uma caixa e
alguns brindes.
Descrição:
Será proposto um jogo onde as crianças teriam de pegar dentro da caixa um Texto
de Memória, um participante de cada vez. A criança que pegasse o texto na
primeira vez ia ler mentalmente, depois para todos com o auxílio do texto e por
último tentar falar/ler de memória sem o texto. Quem não conseguisse iria pagar
uma prenda escolhida pelo grupo e quem conseguisse ganharia um brinde.
5 Nome
do Jogo: Dado Literário
Materiais
Utilizados:
Uma caixa que pareça com um dado,vários
textos com diferentes tipologias textuais.
Descrição:
A sugestão seria montar um dado e em cada parte dele, dos seis lados seria
disposto diferentes tipos de textos, onde as crianças a partir daquele texto
escrevessem seu próprio texto com ou sem relação aquele texto que tivesse caído
a ela. A partir disso o texto da criança seria posto no dado e os textos seriam
trocados na turma, quando o dado fosse jogado dando sequência poderia ser
trocado a temática.
Nome
do jogo: Piadas embaralhadas
Materiais:
Cartolinas, Canetas, Tesoura, Cola e
Piadas.
Descrição:Este
jogo são para crianças que já tem um domínio da leitura e se dará da seguinte
forma. Em uma mesa espalha-se todas as fichas com as piadas cortadas. Em
algumas fichas esta escrito o começo da piada, enquanto em outras o final
delas.
O desafio da criança é através de sua
interpretação ler o começo dela e montar procurando seu fim, nas demais fichas.
Vence quem conseguir montar mais piadas.
Para uma boa correção segue folha com as
piadas completas.
7 Nome
do jogo: Construção de Parlendas
Materiais:
Eva
Caneta
Tesoura.
Descrição:
Neste
jogo a criança não necessita ter um domínio pleno de leitura. Dentro da caixa
estão várias tiras com palavras e letras compondo parlendas. Cada parlenda esta
escrita em uma cor diferente de EVA. Após as tiras serem espalhadas sobre a
mesa, o desafio é montar a parlenda em ordem correta. Como cada parlenda é de
uma cor diferente, o aluno só necessita encontrar o caminho certo.
8 Nome
do Jogo: Texto em Tiras
Materiais
utilizados: texto, papel pardo, tesoura, cola,
pincel atômico.
Descrição:
1
Selecione um texto curto e escreva-o em
tiras de papel pardo. Cada frase ou parte do texto deverá estar escrito em uma
tira.
2
Divida a turma em grupos.
Distribua uma ou mais tiras para cada
elemento do grupo, de forma desordenada e peça para que o grupo o reconstrua no
chão da sala de aula, corredor ou pátio da escola. Esta
atividade é sócio-interativa e promove a participação de todos na reorganização
do texto. Também é uma forma de tirá-los das cadeiras e mudar o ambiente de
aprendizagem.
9 Nome
do Jogo: Ache a Foto e o Título da
Notícia
Materiais
utilizados: jornal, revistas,notícias com gravuras,
papel pardo ou cartolina, tesoura, cola.
Descrição:
Recorte várias notícias com fotos e
títulos de jornal/revistas que tenham as três partes fundamentais: título, foto
e o corpo do texto.
2
Desmembre as notícias, recortando as
partes de cada uma.
3
Embaralhe tudinho e peça ao grupo para
reorganizá-los novamente (notícia, foto, título).
Nome do Jogo: TEXTO ENIGMÁTICO EM
TIRAS
Modo de fazer
Para fazer essa atividade pegue um
texto cola no Word recorta em tiras e depois monta com figuras em uma caixa de
papelão.
Material
Embalagens de caderno, papelão
cartolina jornal pode ser utilizado para fazer o texto em tiras.
Cada linha uma tira onde a criança
junto com o professor pode trabalhar a organização do texto olhando a pontuação
e reescrever o texto fazendo um final diferente e no lugar das imagens fazer à
escrita.
Nome do Jogo: Jogo de dominó ou memória
Material:
Jornais; Revistas;Caixas papelão;
Cartolina.
Modo
de fazer:
Pegue diversos textos
pode ser rimas contos adivinhas e em livros e revistas procure imagens que
ilustrem esses textos, recorte as imagens e os textos em retângulo, separados
em número par, pinte as imagens e cole em caixa de papelão ou em outro material
depois é só jogar.
Como
jogar: (memória)
Numero
de participantes de 4 a 5
Todas as peças devem ser
embaralhadas, devem ficar com as imagens e textos virados para baixo, caso o
jogador erre o jogador deve deixar na mesma posição. Cada jogador tem uma
chance em cada rodada mesmo que acerte. O jogo se encerra quando todas as
duplas de cartas forem encontradas, e não resta mais nenhuma peça no jogo. Com
o término do jogo o professor junto com os alunos organiza o texto.
Dominó
Número de participantes de 4 a 5
Distribuir as figuras pela sala, colocar
a sala em círculo e o primeiro jogador é aquele que tem o início da história
então os jogadores devem ficar atentos qual é o início da história e a sua
continuação até chegar o fim. Coloca-se a peça no chão lado a lado até formar
um dominó.
Nome
do Jogo: TAPETE TEXTUAL
Material utilizado:
TNT
E.V.A
Fibra
Cola quente
Folhas de ofício
Papelão
Modo de fazer:
Faze um tapete semelhante a uma almofada com o TNT e com a fibra. Recorte letras em E.V.A de A à F e número de 1 à 6. Na lateral esquerda cole os número e na horizontal as letras. Faça bolsos e cole em todo o tapete, seguindo os números e as letras. Dentro de cada bolso coloque atividades que envolvam textos, como músicas, adivinhas, charges, dentre outras. Construa dois dados, um com números e outro com letras, os mesmos serão utilizados para o desenvolvimento do jogo.
Cada criança irá jogar no primeiro momento o dado de números e após o de letras, quando tiver o número e a letra irá procurar o bolso que corresponde, tirará a atividade e executará.
TNT
E.V.A
Fibra
Cola quente
Folhas de ofício
Papelão
Modo de fazer:
Faze um tapete semelhante a uma almofada com o TNT e com a fibra. Recorte letras em E.V.A de A à F e número de 1 à 6. Na lateral esquerda cole os número e na horizontal as letras. Faça bolsos e cole em todo o tapete, seguindo os números e as letras. Dentro de cada bolso coloque atividades que envolvam textos, como músicas, adivinhas, charges, dentre outras. Construa dois dados, um com números e outro com letras, os mesmos serão utilizados para o desenvolvimento do jogo.
Cada criança irá jogar no primeiro momento o dado de números e após o de letras, quando tiver o número e a letra irá procurar o bolso que corresponde, tirará a atividade e executará.
Nome do Jogo: TEXTO FATIADO
Material
utilizado:
Cola
Papel
E.V.A
Tesoura
Modo de fazer:
Utilize textos de diversos tipos, recorte ele em fatias e misture suas partes, após dê para as crianças montar. Deve-se o usar o texto original como fonte para as crianças.
Cola
Papel
E.V.A
Tesoura
Modo de fazer:
Utilize textos de diversos tipos, recorte ele em fatias e misture suas partes, após dê para as crianças montar. Deve-se o usar o texto original como fonte para as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário