Translate

Jogo de Alfabetização IV

CAIXA DE MÚSICA

Materiais: Cartolina, lápis de cor, canetão, caixa.
Descrição: A professora organiza os alunos em círculo, coloca uma música tocar e
deixa uma caixa cheia de palavras passando entre a turma. Quando a música para o
aluno abre a caixa e tira um cartão contendo a palavra, com esta monta uma frase
verbalmente ou no quadro. A música recomeça e a caixa continua até parar em
outra pessoa.

JOGO DA MEMÓRIA DAS FRASES

Material: cartolina, canetão, lápis de cor, envelope
Descrição: A professora distribui os cartões com frases virados para baixo sobre a
mesa, e um de cada vez dos alunos vai virando 2 cartões tentando montar a frase
correta. Observação: os cartões estão embaralhados e cada um contém um pedaço
apenas de cada frase, sendo assim cabe ao aluno montar as frases corretamente.

CAIXA SURPRESA

Material: Fichas com gravuras, letras e palavras, caixa colorida
Desenvolvimento: A professora chamará uma criança por vez para pegar uma ficha
na caixa surpresa, podendo a criança pegar uma letra, uma gravura ou uma palavra.
Com a ficha sorteada a criança deverá criar uma frase para expor aos colegas. A
professora passará as frases no quadro, conversando com a turma outras frases
que poderiam surgir com a ficha selecionada.

ORGANIZANDO FRASES

Material: Papel sulfite ou cartolina, papel contact, tesoura e envelopes.
Desenvolvimento: Joga-se em grupo ou individual, cada um deverá tentar organizar
as frases de maneira correta e com sentido.
 

COMPETIÇÃO DAS FRASES

Material: Gravuras de revistas ou jornais
Descrição: O jogo poder ser em dupla/trio/grupo. Um representante, pesca 5
figuras, e a dupla/trio/grupo que escrever as 5 frases primeiro, ganha o jogo.
OBS: outras regras podem ser criadas, vai da criatividade do professor e dos alunos.


DOMINÓ DE FRASES COM MÚSICA


Material: Frases com trechos de músicas, folha
Descrição: O dominó deve ser montado conforme a sequência da música,
observando a coerência das frases.

COMPLETE AS FRASES E SEJA O VENCEDOR!

Materiais: Sulfite 60, folha A4, envelope e tesoura.
Desenvolvimento: Separar a turma em 5 grupos. Cada grupo ganha 5 cartelas com
frases incompletas (o professor(a) pode montar as frases em cartelas, conforme as
crianças completam as tabelas e avançam, seria interessante que a quantidade de
frases aumente.) e um envelope com diversas palavras dentro. As crianças
procuram no envelope palavras que poderiam ocupar o lugar em branco nas frases,
e após completar a tabela, levam para o professor(a) e essa, conferindo as palavras,
dá o sinal para as crianças irem para a próxima cartela, caso as palavras não sejam
as certas, a criança volta no grupo e procura outra, levando novamente até o
professor(a). Vence quem completar as 5 cartelas primeiro.

FRASES MALUCAS


Materiais: Tesoura, cola, cartolina, lápis, revistas para recorte.
Desenvolvimento: Juntamente com as crianças construir dados. Recortar e colar
imagens nele. Depois de confeccionados os dados, a professora pode dividir a turma
em duplas. Cada dupla, recebe 2 dados, que em todos os lados tem imagens. As
crianças jogam os dados, e tem como objetivo formarem frases coerentes que
contenham as duas imagens que aparecem neles! Pode ser feito, após essa
atividade, uma eleição da frase mais bonita, ou até a mais engraçada, isso fica a
critério da professora.

TRILHA

Material: papel pardo, papéis coloridos, tinta guache, cartões com palavras.
Desenvolvimento: Ao confeccionar a trilha, serão montadas casas coloridas com as
letras do alfabeto, pois essas servirão de norte para a letra inicial da palavra a ser
selecionada conforme a casa que cair. Ao selecionar a casa através do dado cada
aluno cairá em alguma letra do alfabeto, dessa maneira retirando do envelope
correspondente a letra, com a palavra retirada a turma ajudará ao colega a criar uma
frase com tal palavra e depois ilustrá-la.


FORMANDO FRASES COM PALAVRAS RETIRADAS

Material: Um saco com várias palavras diferentes escritas em folha ou EVA, um
dado, folha, lápis e borracha.
Desenvolvimento: Cada criança joga o dado e dependendo da quantidade que cair,
terá que pegar em palavras e construir uma frase ou mais com as palavras retiradas.

MONTANDO FRASES

Material: Folha oficio colorida, folha sulfite colorida, frases impressas
Desenvolvimento: Organize para que a sala fique com bastante espaço livre para
montar as frases. Em um saco ou envelope, colocar frases impressas em papel
colorido, uma de cada cor, depois recortar as palavras ou em pedaços (trechos).
Cada aluno deve retirar do envelope uma palavra, a professora explica que eles
devem procurar os colegas que tem as palavras da mesma cor que as suas, juntos
devem montar a frase. O ganhador será o grupo que primeiro montar a sua frase,
este deverá apresentar para os colegas a sua frase através de uma pequena
encenação, ou mimica.

TELEFONE SEM FIO


Material: - Fichas com palavras, caixa enfeitada
Desenvolvimento : As crianças ficam dispostas em círculo. O professor mostra a
uma criança uma ficha. A criança lê a palavra, e cria uma frase com a palavra, logo
após fala a frase baixinho no ouvido da criança ao lado e assim sucessivamente. A
última criança dirá o que lhe foi dito e o professor escreverá no quadro para que as
crianças possam visualizar a frase e possam fazer novas construções a partir da
palavra selecionada para o início do jogo.


FORMANDO FRASES COM LETRAS SORTEADAS

Material: - Um saco contendo as letras do alfabeto repetidas várias vezes, folha,
lápis, borracha.
Desenvolvimento: Cada criança retira 4 letras do saco e deve formar uma frase
onde cada palavrada frase inicie com as letras sorteadas. EX: P R T E = Paulo
recebeu tarefa extra.

VARAL DAS FRASES


Materiais: barbante, prendedores, cartolina, papel contact, frases impressas
Desenvolvimento: Dividir a turma em dois grupos, cada grupo, ganhará uma
caixinha com cartelas de frases para montar, e estará colocado próximo a cada
grupo um varal. A professora estipula um tempo para que os dois grupos montem
uma frase e pendurem no varal, o grupo que perdurar primeiro as frases e de forma
coerente marca ponto. Ao final do jogo soma-se os pontos e define-se o grupo
ganhador.

Um comentário: