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sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Alfabetização e Letramento

       Analisando o que Magda Becker Soares diz sobre letramento e alfabetização, a mesma enfatiza que :



        Se alfabetizar significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita, letrar significa levá-la ao exercício das práticas sociais de leitura e de escrita. Uma criança alfabetizada é uma criança que sabe ler e escrever; uma criança letrada (tomando este adjetivo no campo semântico de letramento e de letrar, e não com o sentido que tem tradicionalmente na língua, este dicionarizado) é uma criança que tem o hábito, as habilidades e até mesmo o prazer de leitura e de escrita de diferentes gêneros de textos, em diferentes suportes ou portadores, em diferentes contextos e circunstância (Soares 2006)


     
      A escola é o lugar onde se aprende a codificar e decodificar códigos da linguagem, ler e escrever, porém o papel da mesma vai além de uma simples aprendizagem mecânica. Deve ser capaz de fazer os estudantes lerem o mundo. Não basta apenas saber ler e escrever, deve-se compreender o que se lê, portanto, não é possível separar alfabetização de letramento. Magda defende que alfabetização e letramento envolvem duas aprendizagens distintas, mas que devem ocorrer de forma articulada, o que denomina como alfabetizar letrando. Ensina-se a ler e a escrever, porém de uma maneira que os estudantes consigam de fato entender o que leem e articular o que escrevem, tornando-se assim leitores críticos que fazem o uso social de sua leitura e escrita.



Referências:
SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. 2. Ed. Belo Horizonte: 
Autêntica, 2006. 

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