Translate

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Projeto sobre "LIXO" utilizando as tecnologias digitais.

INTRODUÇÃO
Devemos fazer com que nossos alunos compreendam que muitas ações do homem na natureza geram consequências ao meio e ao ser humano. Desta forma com a utilização de registros feitos a cerca de como agimos com o lixo diário em nossas casas, na escola, nas ruas, estaremos instigando os alunos quanto às ações do homem que podem prejudicar o meio ambiente e refletir sobre quais medidas podemos tomar para amenizar os problemas existentes.


ROTEIRO DO PLANO DE AULA


Tema: O lixo
Turma: 1º ano.
Conteúdos desenvolvidos: Conceituais, procedimentais, atitudinais.
Objetivo Geral:
            Compreender a importância da preservação do meio ambiente , bem como ter consciência sobre os benefícios da reciclagem para que e por quê separar o lixo de maneira correta
Objetivos Específicos:
ü  Estudar como e para que é feita a separação do lixo;
ü  Compreender  o processo de reutilização dos materiais recicláveis e dos bens naturais e a importância dessas atitudes para a preservação do meio;
ü  Saber utilizar-se de materiais diversos como objeto de apropriação de novos conhecimentos e de ampliação dos já adquiridos.
OBS: Tudo será feito pelos estudantes, desde as fotografias das atividades propostas neste trabalho até a escolha das imagens para montagem e montagem do power point.

JUSTIFICATIVA: 
            Este trabalho será realizado para que as crianças do 1 ano compreendam e ampliem os seus conhecimentos em torno dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente, principalmente com o destino dos lixos que nós, mesmos, produzimos.

METODOLOGIA:
            O trabalho se dará através da pesquisa em várias fontes, como textos de livros, jornais, na internet e no meio ambienta da escola , diálogos dentro e fora da sala de aula.
            Será criada a PATRULHA DA LIMPEZA, para que esta observe e ajude na limpeza do ambiente escolar, bem como analise  os tipos de lixo encontrados no pátio e separe de modo correto os resíduos encontrados.
            Os estudantes irão fotografar suas atividades práticas.
            Construirão um gráfico, uma maquete e montarão um powerpoint com as fotografias que eles tiraram.
            Em  grupos (5 grupos de 5 componentes cada) farão uma apresentação para as outras turmas.

O grupo 1  irá  fazer uma fala sobre tudo o que conseguiram aprender sobre o assunto.
O grupo 2 falará sobre a construção do gráfico.
O grupo 3 falará sobre a maquete.
Os grupos 4 e 5 a apresentação do powerpoint
Duração 30 dias.

Anexos: Fotos feitas durante as atividades desenvolvidas pelas crianças de recolhimento de lixo no pátio e corredores da escola.








Nenhum comentário:

Postar um comentário