INTRODUÇÃO
Devemos
fazer com que nossos alunos compreendam que muitas ações do homem na natureza
geram consequências ao meio e ao ser humano. Desta forma com a utilização de
registros feitos a cerca de como agimos com o lixo diário em nossas casas, na
escola, nas ruas, estaremos instigando os alunos quanto às ações do homem que
podem prejudicar o meio ambiente e refletir sobre quais medidas podemos tomar
para amenizar os problemas existentes.
ROTEIRO DO PLANO DE AULA
Tema:
O lixo
Turma: 1º
ano.
Conteúdos desenvolvidos:
Conceituais, procedimentais, atitudinais.
Objetivo Geral:
Compreender
a importância da preservação do meio ambiente , bem como ter consciência sobre
os benefícios da reciclagem para que e por quê separar o lixo de maneira
correta
Objetivos
Específicos:
ü Estudar
como e para que é feita a separação do lixo;
ü Compreender o processo de reutilização dos materiais
recicláveis e dos bens naturais e a importância dessas atitudes para a
preservação do meio;
ü Saber
utilizar-se de materiais diversos como objeto de apropriação de novos
conhecimentos e de ampliação dos já adquiridos.
OBS: Tudo será feito pelos estudantes, desde as
fotografias das atividades propostas neste trabalho até a escolha das imagens
para montagem e montagem do power point.
JUSTIFICATIVA:
Este trabalho será realizado para
que as crianças do 1 ano compreendam e ampliem os seus conhecimentos em torno
dos cuidados que devemos ter com o meio ambiente, principalmente com o destino
dos lixos que nós, mesmos, produzimos.
METODOLOGIA:
O trabalho se dará através da
pesquisa em várias fontes, como textos de livros, jornais, na internet e no
meio ambienta da escola , diálogos dentro e fora da sala de aula.
Será criada a PATRULHA DA LIMPEZA,
para que esta observe e ajude na limpeza do ambiente escolar, bem como
analise os tipos de lixo encontrados no
pátio e separe de modo correto os resíduos encontrados.
Os estudantes irão fotografar suas
atividades práticas.
Construirão um gráfico, uma maquete
e montarão um powerpoint com as fotografias que eles tiraram.
Em
grupos (5 grupos de 5 componentes cada) farão uma apresentação para as
outras turmas.
O grupo 1
irá fazer uma fala sobre tudo o
que conseguiram aprender sobre o assunto.
O grupo 2 falará sobre a construção do
gráfico.
O grupo 3 falará sobre a maquete.
Os grupos 4 e 5 a apresentação do powerpoint
Duração 30 dias.
Anexos:
Fotos feitas durante as atividades desenvolvidas pelas crianças de recolhimento
de lixo no pátio e corredores da escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário